quinta-feira, 3 de setembro de 2009

AS PESSOAS NO PORTO: MERECEM GANHAR!!!

TEXTO PUBLICADO EM 01 DE SETEMBRO DE 2009 NO JORNAL "O PRIMEIRO DE JANEIRO", PÁGINA N.º 2.
A conversa era ao jantar, no restaurante, entre duas amigas, numa mesa ao lado da minha, mas só prestei atenção quando uma disparou para a outra:
- Dá-me duas ou três razões para eu votar na Elisa Ferreira.Confesso que fiquei suspenso da resposta. Não porque também procurasse essas duas ou três razões, mas porque a pergunta me pareceu razoável, entre amigas. Aliás, as coisas da política, entre pessoas que se estimam, deviam conter essa clareza.
A questionada, em vez de responder e satisfazer a amiga, empertigou-se de espanto e replicou:
- Oh, Emília, precisas mesmo que te dê mais razões para votar na Elisa?
Imaginei-me com a mesma questão perante a interpelação de um amigo. Eu sei porque voto Elisa Ferreira, mas que razões o meu amigo quereria ouvir ao questionar-me?
Que Elisa é uma distinta e conceituada professora univ ersitár ia?
Que se trata de uma mulher com enorme experiência política?
De reconhecida competência em tudo o que tem feito pela Coisa Pública?
A quem as pessoas no norte, as pessoas no Porto em particular, deve muito do seu desenvolvimento?
Que tem uma sustentada e prestigiada carreira política pronta a servir as pessoas na cidade do Porto?
Claro que o meu amigo já sabe tudo isso, porque tudo isso é público e notório. O que o levaria, então, a pedir-me mais razões para votar Elisa?
Voltei a prestar atenção à conversa das duas amigas e obtive a resposta. A resposta que o meu amigo estaria à espera que eu lhe desse.
A inquirida repetiu o espanto:
- A sério, Emília, precisas mesmo de mais razões para votar na Elisa Ferreira?
Emília pareceu de repente esclarecida e redimiu-se:
- Tens razão, puxa! Em quem mais haveríamos de votar?!
E as duas amigas brindaram tilintando os copos onde reluzia um tinto maduro do inefável Douro (o mesmo Douro que deve a Elisa Ferreira a navegabilidade e o Parque Internacional).Fiquei a saber o que responder ao amigo que me faça semelhante pergunta. De facto a clareza e lucidez na política tem a ver com a clareza e lucidez nas pessoas. Tão simples quanto isso.
Porque raio é que não haveríamos de votar Elisa Ferreira? E para votar em quem?Puxa!
MÁRIO DE SOUSA - BONFIM, PORTO
mario.sousa1@sapo.pt / mario.sousa@europe.com

Sem comentários:

Enviar um comentário