sexta-feira, 28 de agosto de 2009

HORA DA VERDADE

TEXTO PUBLICADO EM 27 DE AGOSTO DE 2009 NO JORNAL "O PRIEIRO DE JANEIRO", PÁGINA N.º 2.

Autarquia Portuense: Rui Rio faz circular infomail de inverdades em tempo de campanhas

Fiquei bastante estupefacto com um rol de inverdades que vi e li no infomail com o título, Porto: Este é o nosso caminho, que no passado dia 11 deste mês estava a ser distribuído em plena Rua da Alegria, na Freguesia do Bonfim, e que pertencia ao actual executivo da Câmara Municipal do Porto, publicado pelo PSD-CDS/PP, onde se faz vários considerandos sobre algumas obras que nos últimos 8 anos foram surgindo pela cidade do Porto.
Fiquei ainda mais estupefacto quando ao lê-lo (infomail) fui reparando que Rui Rio na ânsia de mostrar obra feita bem a terreiro com algumas obras que foram executadas pelo Estado Português com verbas disponibilizadas pelo Governo Central em parceria com quadros de investimento oriundos da União Europeia, como, por exemplo, a obra do Metro do Porto que ficou conhecida na Cidade por ser um projecto e obra lançado pelo Dr. Fernando Gomes e ainda por naquele tempo todos no PSD dizerem mal do projecto e que o mesmo (Metro do Porto) era um projecto megalómano.
Outras obras que actualmente já se encontram executadas ou estão em fase de acabamento nas escolas do concelho, são projectos e obras que estão a ser financiados através do Ministério da Educação, de quadros comunitários e em parceria com o poder local (municipal) face á nova lei do ensino que atribuiu a gestão das escolas do Ensino Básico 1 ás autarquias.
Por tudo isto é preciso ter em atenção: se as obras do Metro do Porto arrancaram como também se iniciaram obras nas escolas da Cidade e não só, tudo isto se deve a boas políticas implementadas com empenho e determinação no terreno por Governos Socialistas, como também um outro sem número de obras feitas nas áreas da cultura, património urbanístico, solidariedade social, desportivo, emprego, saúde e etc..
O Sr. Rui Rio não deve mentir á população do Porto ao dizer que obras que foram feitas ou estão em fase de acabamento e a serem fiscalizadas e pagas pelo poder central através de órgãos legais de poder ou de empresas que nada tenham a ver com a autarquia da qual é legitimamente o seu presidente e por isso seu principal responsável, são projectos e obras de sua gestão e do seu município. A verdade fica bem em todo lado, até mesmo e principalmente quando se está em cargo público.
Sr. Rui Rio ficava muito bem que no mesmo infomail o Sr. disse-se com verdade quem fez e quem está a executar as referidas obras e de onde foram disponibilizadas as verbas para as mesmas, como, por exemplo, quanto foi a verba disponibilizada pelo actual Governo Português para aquela que é hoje uma das principais festas de animação da cidade, a Red Bull Air Race, mais conhecida por festa dos aviões.
Sr. Rui Rio, e em relação ao O Porto em Primeiro, como afirma novamente neste infomail, tenho a dizer-lhe que em primeiro devem vir as pessoas que pelo Porto circulam, sejam elas portuenses nascidos e criados no Porto ou sejam simples visitantes (trabalhadores, turístas, estudantes…).
Sempre entendi que estar em cargo público e fazer política é trabalhar com sinceridade para ajudar todas as pessoas a resolver os seus problemas e proporcionar mais saúde, felicidade e bem-estar para todos.
Eu, pessoalmente não quero que a minha amada cidade do Porto continue a ser mal gerida e, principalmente tendo na base a mentira, como aconteceu ao longo destes últimos anos e ainda hoje acontece referente ás obras prometidas a dezenas de famílias bonfinenses em terreno local e em Novembro de 2001 (em pré campanha eleitoral) por Rui Rio para a Travessa do Monte do Tadeu e ainda para as escadas de toda a Rua do Monte do Tadeu.
Mário de Sousa* - BONFIM, PORTO

*Projectista e Investigador, Licenciado como Técnico Superior em Avaliação da Qualidade de Estudos de Impacte Ambiental
verdade-razao.blogspot.com / mario.sousa@europe.com

Sem comentários:

Enviar um comentário