quarta-feira, 8 de abril de 2009

Num Porto (in)feliz!...

Publicado em 08 de Abril de 2009 no Jornal "O Primeiro de Janeiro", Página n.º 2.

Somos um grupo de pessoas voluntariosas e muito cientes dos deveres e direitos de cidadania e humanismo que em sociedade nos devemos uns aos outros, e á muito tempo que resolvemos reclamar sobre vários aspectos que incomodam e fazem sofrer alguns residentes da área da nossa jurisdição (Monte do Tadeu), e também de outros espaços vizinhos de onde nos chegam pessoas com várias reclamações desses locais com falta de defensores em causa própria.
Todos nós sabemos dos problemas sociais que actualmente existem na Cidade do Porto, como, por exemplo, os arrumadores de carros, toxicodependentes e outras pessoas sem-abrigo que merecem um melhor tratamento por parte da Câmara Municipal do Porto, coisa que não é fácil, com o dr. Rui Rio na presidência.
Estou neste momento a recordar-me de todo o dinheiro que foi e é mal gasto nos anos passados, e recentemente disponibilizado para as corridas de carros realizadas na zona da Foz e Boavista, ou ainda o que foi e é mal gasto na brincadeira de aviões que, na zona da Foz do Douro, se realizaram no mês de Setembro de 2008 e, que, quanto a mim, é mais um gasto supérfluo enquanto houver um sem-abrigo a passar fome, um arrumador de carros com dificuldades em sobreviver ou outro tipo de pessoas carenciadas a passar mal e a viver com falta de dignidade e condições básicas, sociais, humanas e ambientais para a sua sobrevivência. E é por dizer e escrever este tipo de comentários verdadeiros e com muito fundamento, sempre no meu humilde ponto de vista, e porque o que sempre me move são apenas aqueles que mais padecem na cidade do Porto, que eu e a nossa zona habitacional (Monte do Tadeu) somos personas não gratas para o dr. Rui Rio e o restante executivo.
Gostava de ver o presidente da Câmara do Municipal do Porto, dr. Rui Rio, como também o presidente da junta de freguesia do Bonfim com os olhos mais humanistas e a verem a realidade e onde o nosso dinheiro é mais bem empregue e onde faz mais falta, e não aproveitar-se (dr. Rui Rio) dos “coitadinhos” para estar constantemente a fazer oposição com fins eleitoralistas, pensando mais nas próximas autárquicas de Outubro de 2009 do que nessas pessoas mais carenciadas e em outras situações urgentes, como, por exemplo, as obras prometidas há mais de sete anos (Novembro de 2001), em pré-campanha das eleições autárquicas de 16 de Dezembro de 2001, por si próprio dr. Rui Rio na zona do Monte do Tadeu e que ainda estão por começar. Até quando dr. Rui Rio?
E no que diz respeito aos “Coitadinhos”, ainda nos lembramos de o dr. Rui Rio estar a mal tratar todas as pessoas que se deslocam ao “Coração da Cidade” para matar a fome. Dr. Rui Rio, deixe de governar a cidade do Porto na base de um arcaico protagonismo com fins eleitoralistas e pense efectivamente mais nas pessoas que actualmente passam fome, passando por dificuldades e sofrendo muito por falta de uma resposta séria e honesta da sua parte. Afinal, dr. Rui Rio, o seu lema: “deixe de dar que nós damos por si” aos arrumadores de carros da cidade do Porto não era bem assim. Afinal quem dava era o Governo da Nação através de um protocolo previamente firmado.
Porque é que a Câmara Municipal do Porto não manteve o programa “PORTO FELIZ” com verbas da própria autarquia se considera que o mesmo programa (“PORTO FELIZ”) faz falta para a cidade, em vez de desperdiçar verbas astronómicas para um fim-de-semana de brincadeiras com calhambeques na zona da Foz e Boavista?
Nunca vão acabar com o trabalho de todos aqueles que de forma séria, honesta e digna sempre souberam o que é o dever e o direito de cidadania e humanismo que em sociedade nos devemos uns aos outros.

Mário de Sousa - Bonfim, Porto
mario.sousa@europe.com

Sem comentários:

Enviar um comentário