quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visitem o pinheirinho natural de Natal que está em pleno Jardim do Monte do Tadeu, ponto mais alto de toda a Cidade do Porto, na Freguesia do Bonfim.

PINHEIRO NATURAL DE NATAL NO PONTO MAIS ALTO DE TODA A CIDADE DO PORTO, NA FREGUESIA DO BONFIM (cimo de toda a Rua do Monte do Tadeu).

TEXTO PUBLICADO EM 19 DE NOVEMBRO DE 2009 NO JORNAL "O PRIMEIRO DE JANEIRO", PÁGINA 2.

Mais um ano (9) de o "nosso" pinheirinho de Natal


Num Natal de há alguns anos atrás -ai talvez uns bons nove anos -alguém foi a um horto comprar um pinheirinho de Natal. Escolheram um nórdico, de agulhas pequeninas, perfeito no seu equilíbrio de vários níveis de ramos relativamente ao seu tronco direito como a prumo.

Não deixaram que lhe cortassem as raízes e plantaram-no num vaso à sua medida, depois de ser utilizado nesse ano como pinheiro de Natal de uma família, o mesmo (pinheirinho) foi abandonado ao pé de uns contentores para ir para o lixo. Apanhá-mo-lo do lixo e replantá-mo-lo no "nosso" jardim do Monte do Tadeu, na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto.

Decorado a preceito, é um dos pinheirinhos de Natal mais lindo que alguma vez eu vi... E como é bonito decorado com alguns frascos de vários perfumes já vazios e com muitas cores, com bolas decorativas que estavam já no lixo mas que ainda foram aproveitadas para a feitura do Pinheirinho de Natal, e ainda com outros elementos (bolas e fitas de Natal) que as crianças e outros moradores que passando pelo local lhe colocam constantemente.

Passaram já vários Natais, Anos Novos e Reis. E aquele pinheirinho de Natal, apesar de se encontrar ao relento, no jardim do Monte do Tadeu e no ponto mais alto da nossa cidade do Porto, na freguesia do Bonfim, mantém-se verde e vivo como no dia em que tinha chegado ao local, como que a proclamar o seu direito de continuar a viver. Entendi a mensagem e ainda hoje continuo a cuidar dele nas várias épocas do ano (todo o ano).

Gostou, agarrou-se e está a crescer. Cresce, e todos os anos dá rebentos novos e várias vezes por ano em todas as épocas do mesmo.

E do "meu lugar" habitual num dos bancos do jardim do Monte do Tadeu, acompanho o seu crescimento durante estes nove anos, compondo, progressivamente, uma já bonita paisagem -antigamente feita de campos e arvoredos -agora pontilhada por singelo casario que mais parece uma aldeia dentro e no centro da nossa cidade do Porto. É lindo de se ver, todos estes anos -um número incontável de rebentos, verde-claro, fazem prova de vida daquela árvore cheia de nobreza.

Só que um jardim de cidade, mesmo no centro da nossa cidade do Porto, é apenas um jardim de cidade. E os olhos das pessoas, incapazes de se sentirem incomodadas pelas montanhas de cimento na paisagem, pela destruição das árvores consumidas constantemente pelos fogos postos por mãos criminosas, e pelas barracas de alumínio nos seus próprios quintais, pelos lixos amontoados nas ruas e em sacos facilmente rasgados pela fome dos animais (cães e gatos), passam por locais tão belos sem nunca se aperceberem.

Esta é uma história verdadeira. O pinheirinho natural de Natal desta história e na foto pode ser visto no ponto mais alto de toda a cidade do Porto, no cimo de toda a Rua do Monte do Tadeu, na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto.

Para chegar ao pinheirinho natural de Natal do Monte do Tadeu basta subir a Rua do Monte dos Congregados pelo lado da Rua da Alegria e depois descer a já referida rua (Monte dos Congregados) e virar à direita para chegar ao Jardim do Monte do Tadeu. Depois, ai pode contemplar-se a imagem magnífica do mais bonito pinheirinho natural de Natal comunitário da Freguesia do Bonfim, em pleno centro da Cidade do Porto.


Mário de Sousa* - BONFIM, PORTO
mario.sousa@europe.com - mario.sousa1@sapo.pt

*Projectista, investigador, Licenciado como Técnico Superior em Avaliação da Qualidade de Estudos de Impacte Ambiental, sócio-fundador e presidente da Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro, Bonfim-Porto e responsável pelo Pelouro do Ambiente da Secção de Residência do Partido Socialista do Bonfim, Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário