quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PONTO DE VISTA


AUTARQUIA PORTUENSE: MAIORIA ABSOLUTA PARA QUÊ?
TEXTO PUBLICADO EM 15 DE OUTUBRO DE 2009 NO JORNAL "O PRIMEIRO DE JANEIRO", PÁGINA 2.

Faz precisamente dia 16 de Dezembro de 2009 oito anos que Rui Rio conseguiu ganhar a eleições na cidade do Porto, quando conseguiu conquistar pela primeira vez a autarquia portuense, depois de conseguir que algumas obras na cidade do Porto ficassem estagnadas, para com isso pôr as culpas nos seus antecessores (socialistas), como, por exemplo, a obra do túnel de Ceuta, que aproveitandose de um afastamento do primeiro empreiteiro fez com que a obra estivesse parada mais de dois anos para com isso tirar dividendos eleitorais.

É mau para a cidade do Porto que com uma autarquia que actualmente detém a maioria absoluta na gestão da mesma, apenas se governe com os fins eleitoralistas, e não se governe de facto para todos os portuense, pondo a cidade com níveis que já tinha conseguido em tempos.

Obras que estiveram muito tempo paradas, como, por exemplo, o P.E.R. 1, 2, 3 e 4 das Fontainhas que nesta altura já devia estar a albergar mais de 80 famílias da freguesia do Bonfim á já alguns anos, tenha na actualidade apenas pouco mais de 40 famílias. As habitações que já tinham sido iniciadas no tempo do Eng.º Nuno Cardoso e que bastante tarde ficaram concluídas por culpa do actual executivo de Rui Rio, tendo estando as referidas construções a aguardar mais de um ano e meio para no início do ano de 2009 serem entregues em mais uma cerimonia eleitoralista. As obras do ponto mais alto da cidade (Monte do Tadeu e Santo Isidro) que Rui Rio tinha prometido no local a dezenas de famílias Bonfinenses presentes a quando da visita que fez em pré campanha (Novembro de 2001) das eleições autárquicas de Dezembro desse ano (2001), e que posteriormente prometeu em assembleia municipal que quando fosse para este ou outros locais iria fazer intervenções por cada quarteirão, mas passados estes quase oito anos nada fez e todos estamos á espera que Rui Rio cumpra as promessas que nos fez. É só passar pela Travessa do Monte do Tadeu e por outros locais de toda a cidade do Porto, principalmente pela freguesia do Bonfim, e ver o estado deplorável em que as mesmas se encontram, ao mesmo tempo o visitante deve interpelar os moradores (Travessa do Monte do Tadeu) mais idosos para ver o quanto eles sofrem na pele com o estado lastimoso dos passeios e arruamento da já referida travessa (Travessa do Monte do Tadeu). Os jardins da nossa cidade estão num estado de má conservação que dão pena, tendo passado já o Verão todo, é ver no terreno o estado de conservação dos jardins, principalmente o jardim do Marquês do Pombal que depois das obras da Metro seria suposto ser um jardim com flores a colorir tão nobre espaço e, no entanto o que vemos são placas de terra com alguns arbustos, algumas sebes e com bastante espaço mal aproveitado. Onde estão as flores e o colorido que era típico dos jardins românticos da cidade do Porto e que foi retirado com a promessa que regressariam aos locais, mas pelos vistos foi só mais uma promessa eleitoralista.

Rui Rio para quando as obras nas zonas das Eirinhas e da Travessa da Póvoa, na freguesia do Bonfim, o povo de lá também ainda está á espera que cumpra as promessas feitas á população residente (famílias Bonfinenses) e, já agora, faça o favor de dizer a todos nós (portuenses) quanto se gastou com a empresa “Porto Lazer” e os “calhambeques” na Foz até hoje, quanto vai gastar com as próximas brincadeiras, e se esse dinheiro não dava para o Dr. Rui Rio cumprir com as ditas promessas que fez à população da cidade quando nos visitou e nos veio pedir o voto de confiança?
E muito mais fica por dizer, mas o muito fica para uma próxima. Ficando, no entanto, á espera que outros o façam para defender aquilo que é nosso, a mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto que deu nome a PORTUGAL.
Mário de Sousa - BONFIM, PORTO

Sem comentários:

Enviar um comentário