sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

UM HOMEM DA FREGUESIA DE VILAR DE MAÇADA, CONCELHO DE ALIJÓ

TEXTO PUBLICADO EM 4 DE DEZEMBRO DE 2009 NO JORNAL "O PRIMEIRO DE JANEIRO", PÁGINA 2.
O SENHOR JOSÉ SOUSA!
A neblina fria enche a manhã escura de Inverno. O dia demora e tarda a chegar e os ventos do norte cortam por entre as ruas ainda desertas e calmas. O senhor José Sousa sai de sua casa, em Vilar de Maçada, no seu passo rápido de quem se habituou a fintar a bruma da manhã. Ainda é muito cedo e toda a freguesia de Vilar de Maçada ainda dorme.
Todos os dias o senhor José Sousa sai da sua cama lá por volta das sete horas da manhã para estar no trabalho às nove horas. Deixando a família ainda entregue ao sono sacode o seu sobretudo de lã enquanto enfrenta a baixa temperatura que parece não sentir. Frio é coisa que não tenho, desde que comecei a trabalhar! Com a idade de 15 anos. É o hábito de andar a pé, há 36 anos que faço isto. Nesta profissão de acompanhar as obras na cidade o pior, algumas das vezes, é mesmo a chuva, diz com a voz da experiência.
Na sua empresa de estudos e projectos de engenharia vai encontrar os seus amigos, colegas e colaboradores que também gostam de chegar antes da hora indicada. A cidade de Alijó espera pelas obras, em constante mudança, pois são ainda bastantes trabalhadores que todos os dias se empenham num corrupio de quem quer fazer algo para o bem colectivo de uma cidade e de um País. Ele não é o único cidadão de Alijó a estar empenhado pelo bem-estar de todos com um sentido social e solidário no colectivo de uma cidade como é a cidade de Alijó. Ele é um dos poucos que não falta a uma Assembleia Municipal de Alijó e também da sua freguesia de Vilar de Maçada para poder acompanhar de perto a vida social e humana da sua terra.
Actualmente a presidir a uma Associação da cidade consegue ter uma noção muito mais real das necessidades da população de Alijó e no que diz respeito aos problemas sociais e urbanos da cidade e, em especial, da sua freguesia de Vilar de Maçada.
O senhor José Sousa, simples cidadão de Vilar de Maçada (Alijó), mas muito enérgico, chega mesmo a afirmar no seu meio de residência e influência de que actualmente a sua freguesia de Vilar de Maçada e a cidade de Alijó estão muito melhores do que quando era ainda criança ou mesmo jovem.
Ao fim e ao cabo o senhor José Sousa poderia ser cada um de nós, com o sentir de cidade e do que lhe passa por perto, sempre atento ao saber, ao saber fazer e ao saber fazer bem em prol de qualquer freguesia ou cidade do País.
Mário de Sousa - BONFIM, PORTO

Sem comentários:

Enviar um comentário