quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Artur D`Oliveira Valença: memórias de uma vida dedicada aos desportos e a Portugal

CRÓNICAS PORTUENSES – História verdadeira e única



TEXTO PUBLICADO HOJE, QUINTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2009, NO JORNAL "O PRIMEIRO DE JANEIRO", PÁGINA N.º 3.


Artur D`Oliveira Valença (Nasceu a: 21 / FEV. / 1897 – Faleceu a: 12 / MAR. / 1978), cujo nome pouco ou nada diz, às camadas mais jovens, estará com certeza bem na memória daqueles
que foram jovens na década de 50. Natural do Porto, onde nasceu em 1897, Oliveira Valença cedo se apaixonou pelo boxe, sendo a França a grande responsável pelo seu entusiasmo, posto que ali viveu vários anos da sua juventude, precisamente numa altura em que os franceses maiores atenções dispensaram à nobre arte.
Regressado a Portugal, Oliveira Valença, entrou decisivamente no mundo do pugilismo, ficando a lhe dever-se o, lançamento do primeiro profissional, oriundo da sua cidade natal: Tarares Crespo, lá por 1918.
Em 1920, Oliveira Valença, fundou o Boxing clube de Portugal.
Guiado pela sua mão, um grande nome do boxe Português Santa Camarão, defrontou e venceu os melhores pugilistas da Europa.
Depois foi a vez de Horário Velh a, que mais tarde abandonou Portugal, rumo aos Estados Unidos, de onde voltou após alguns anos aureolado de grande prestígio.
Durante meia dúzia de anos, Oliveira Valença, organizou o Torneio Popular de Boxe, que reunia várias centenas de amadores e dos quais saíram pugilistas como: Valente Rocha, Licínio Passos, Miguel França, Filipe de Almeida e muitos outros entre os quais o próprio Horácio Velha.
Mas nem só de boxe se ocupou Oliveira Valença.
Em 1921, fundou o “Sporting”, Jornal Desportivo, o primeiro jornal desportivo bissemanário portuense que mais tarde deu origem ao mesmo, ser o primeiro jornal desportivo diário português, que manteve durante 32 anos, sendo posteriormente encerrado pela polícia do antigo regime político português.
Organizou e fomentou várias classes desportivas em Portugal, a primeira volta a Portugal em bicicleta, as 24 horas ciclistas, que se corriam no velho campo do Lima, e a volta ciclista do Porto, que reunia mais de 500 concorrentes.
Em 1923, Oliveira Valença, trouxe ao Porto um grupo de atletas franceses, o que serviu de acicate para o arranque do atletismo em Portugal.
Foi colaborador do jornal “A República”, além de ter criado as Edições AOV (Artur d`Oliveira Valença) sob cuja etiqueta publicou obras bastante valiosas, como por exemplo: Cartilha do Homem Livre – Declaração Universal dos Direitos do Homem, onde se lê: lê, faz por compreender, e no futuro defende os teus direitos como homem livre! Este livrinho nunca foi censurado, motivo porque nos últimos 25 anos da sua publicação muitos milhares de portugueses leram os 100.000 exemplares das suas várias edições, outra obra e da sua autoria é “O Marechal da Derrota”, “ Funo” – Guerra em Timor (3 Edições) de: Carlos Cal Brandão, “Os Julgamentos de Nuremberg” (I e II volume) de Dr... Frederik Berg, tudo sobre os criminosos de guerra “Os últimos dias de Hitler” de Trevor Roper, hora a hora até ao suicídio "A Última Defesa” de Alexandre Beck, A Defesa de Moscovo “O Grande Circo” de Pierre Clostermann, efeito da Bomba Atómica “Só nos resta rezar” de Adalbert Barwolf, entre outros títulos por si publicados.
A ele se deve a vinda para o F.C.P. dos jogadores KOPRENHA; PETRAK e BELA ANDRAZIK, recordando ele próprio mais tarde com muita saudade aquela equipa de futebol, onde os citados jogadores, ao serviço das cores azul e branca, deleitaram os olhos dos amantes do desporto-rei, aquando o futebol clube do Porto lhe atribui a galardoação de sócio honorário.
Oliveira Valença foi ainda Presidente do Boavista Futebol Clube, que era então de listas na vertical de cores preto e branco, e que com ele na presidência passou para a camisola actual de xadrez preto e branco.
Ele foi ainda um dos principais lutadores contra o antigo regime fascista português na cidade do Porto, onde foi um dos principais apoiantes do General Humberto Delgado sendo mesmo candidato da oposição a deputado pelo Porto juntamente com os nomes de: Dr. Artur Morgado Ferreira dos Santos Silva, Advogado, Dr. António Cândido Miranda Macedo, Advogado, Dr. Carlos Cal Brandão, Advogado, Coronel Hélder Armando dos Santos Ribeiro, Oficial do Exército e o Senhor Aguinaldo de Oliveira Santos, estudante (lista publicada no jornal “O Primeiro de Janeiro” de 12 de Outubro de 1965).
Artur d`Oliveira Valença e o seu jornal “Sporting”, jornal desportivo, fundaram ainda:
Federações

-Liga Portuguesa dos Clubes de Natação
-Moto Clube de Portugal
-Federação Portuguesa de Basquetebol, Colaboraram na Fundação
-Federação Portuguesa de Remo
-Federação Portuguesa de Box
Associações e Clubes
-Liga Portuguesa de Atletismo
-Boxing Clube de Portugal
-Comité Pró Sport
-Comité Pró Natação
-Pupilos do Sporting
-Grupo de Escoteiros, 41
Dirigiram
-Liga Portuguesa dos Clubes de Natação
-Federação Portuguesa de Remo
-Moto Clube de Portugal
-Federação Portuguesa de Basquetebol
-Federação Portuguesa Amadores de Bilhar
-Liga Portuguesa de Atletismo
-Delegação da Federação Portuguesa de Box
-Comité Pró Sport
-Comité Pró Natação
-Associação Portuense de Natação
-Clube Fluvial Portuense
-Boavista Futebol Clube
-Boxing Clube de Portugal
-Pupilos do Sporting
-Grupo de Escuteiros, 41
Artur d`Oliveira Valença foi assim e juntamente com o seu jornal desportiva “Sporting” fundador de federações, associações e clubes que viria a dirigir ao longo de décadas, e foi também a ele que se ficou a dever a organização de dezenas de provas desportivas, realizadas em todo o País nas modalidades de Aeronáutica, Atletismo, Automobilismo, Bilhar, Boxe Amador, Boxe Profissional, Ciclismo, Cross-Country, Football, Lawn Tecnic, Luta Greco-Romana, Motociclismo, Natação, Patinagem, Pesos e Alteres, Ping-Pong, Remo e Basquetes.
Foi ainda louvado pela Presidência da República, pelo Ministério da Guerra e pela Câmara Municipal do Porto pelas suas organizações desportivas.
Foi ainda o editor e autor de várias publicações de temas e edições literárias dedicadas aos desportos Portugueses, tendo mesmo editado uma colecção com o nome “Azes”, da qual era o autor, e que publicou:
1º Alfredo Trindade – Ciclismo
2º José Maria Nicolau – Ciclismo
3º Waldemar Mota – Football
4º Carlos Alves – Football
5º Álvaro Pereira – Football
6º Horácio Velha – Box
7º Artur de Sousa (Pinga) – Football
Artur d`Oliveira Valença foi assim, e quanto, a toda uma pesquisa feita por mim, um dos nomes
maiores dos desportos portugueses e igualmente um dos nomes de maior valor político de defensor dos direitos do Homem, não só na sua cidade natal (Porto) mas também por todo o Portugal e Europa, principalmente em França.
Sendo considerado o pai do profissionalismo do futebol, ciclismo e box em Portugal e o pai do
futebol-feminino português.
O nome de Rua Artur d`Oliveira Valença (1897/1978), à memória do jornalista, empresário, editor, autor, desportista (box) e dirigente desportivo (presidente do Boavista Football Club), vai ser dado a uma rua da cidade do Porto, na freguesia de Ramalde que se inicia na Rua de Francos e termina na Rua do Lugarinho, conforme o que foi aprovado em Assembleia da Comissão de Toponímia da cidade do Porto e que depois foi aprovado por unanimidade em reunião de executivo da Câmara Municipal do Porto, conforme noticiou o jornal “O Primeiro de Janeiro” na sua edição de sexta-feira 6 de Junho de 2003 na página 4 com o título de Actualidade.

Nota:
Toda a pesquisa, como também a proposta para homenagear com nome de rua na cidade do Porto foi feita por mim (pesquisa) e em nome da Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro, Bonfim-Porto (a proposta para homenagear), o que já foi aceite, por unanimidade, pela Comissão de Toponímia da Cidade do Porto e confirmado em reunião de vereação da Câmara Municipal do Porto. Rua a criar entre a Rua do Lugarinho e a Rua de Francos, na freguesia de Ramalde. Nesta futura rua que já está em fase de acabamento e na qual já existe em construção um prédio com bastantes andares, estando a mesma (rua) previsto ser inaugurada até final de 2009.

Artur d`Oliveira Valença, ainda hoje tem descendentes, são eles: varias filhas, um filho, netas e netos.



Mário de Sousa - BONFIM, PORTO


Sem comentários:

Enviar um comentário